Eu estava planejando fazer uma série de posts contando sobre os chamados “12 Princípios da Animação”, que foram descritos por Frank Thomas e Ollie Johnston (dois dos primeiros animadores da Disney) no livro “The Illusion of Life”, mas com o Destiny 2 e seus trailers sensacionais em alta eu não consegui me conter (hahaha). Provavelmente eu vou repetir essa introdução e dar mais detalhes na série de posts, mas hoje eu vou falar apenas do princípio número 12, chamado de Apelo (Appeal).
Eu fiquei mega animado de conseguir colocar as mãos nesse livro pela primeira vez e ele é muito interessante, além de ser considerado por muitos como a “Bíblia da Animação” pelas muitas informações sobre a história, dicas e explicações do processo dessa forma de arte. No livro, cada princípio se refere a um conjunto de técnicas de animação e desenho, mas esse é diferente por ser, na minha opinião, o mais abstrato. Apelo, no livro, se refere à algo (Personagem, lugar, situação etc.) pelo qual o observador se sente atraído ou fascinado, e é o que mantém ele interessado, algo como um magnetismo para a atenção. Um desenho mal-feito, exagero em detalhes ou um traço de personalidade irreal, são algumas coisas que podem diminuir o apelo de um personagem, enquanto uma personalidade consistente pode aumentar ele. Mas o que isso tem a ver com o Destiny 2? Bem, quando lançaram um trailer em inglês, mostrando o Cayde-6 contando sua história em um bar eu achei incrível e muito engraçado por vários motivos e, agora eu vi que o trailer está dublado e várias coisas ficaram mais engraçadas ainda! Para mim (e muitas pessoas) esse personagem tem um apelo especial. Mas por quê?
O primeiro ponto que chamou minha atenção é a animação EXTREMAMENTE bem feita com movimetos naturais e, mais importante, gestos de mãos familiares. Parece realmente que ele está em uma conversa contando da vida e não que é um boneco reproduzindo um som. Isso traz personalidade e credibilidade ao personagem.
Outro ponto muito interessante, é a personalidade egocêntrica do personagem, que é possível ver em momentos onde ele comenta sobre como as coisas que ELE perdeu são mais importantes, ou quando diz, durante um discurso que os seguidores são “um bando de desajustados mas são tudo o que sobrou”. Esse traço de personalidade acrescenta um ótimo elemento cômico. Além disso ele tem uma forma de falar bem relaxada e natural, ou seja, um jeito familiar de passar a história.
Por último, a dublagem em português teve trechos muito bem adaptados. Eu não disse isso em nenhum post anterior, mas eu já tive a chance de trabalhar em uma empresa de dublagem e ver todo o processo, e eu sei que traduzir e adaptar elementos culturais é difícil, mas compensa. Quando o Cayde-6 falou “Galvão” (Vídeo “Reúnam as tropas”), ou “Aquela barraquinha de pão de queijo” (Vídeo “Saideira”) eu quase cuspi o café que eu estava bebendo pra rir. Eles adicionaram na dublagem um elemento extra no Apelo do personagem adaptando as falas com elementos da cultura brasileira e não apenas traduziram direto, o que ficou muito bom.
Enfim, esse post foi mais pra mostrar um bom exemplo desse princípio da animação tão importante e difícil de fazer do jeito certo pela quantidade de caminhos que são possíveis de tomar. Espero que esse post tenha ajudado. Compartilhe se você gostou e até a próxima 🙂