A animação 3D é uma área muito extensa. Por isso pode ser difícil ter uma visão geral do processo de criação. Esse é o primeiro post da série e vai servir como um índice pro que está por vir. Essa série de posts chamada “Conhecendo o processo” vai ser uma visão rápida sobre o processo de criar uma animação 3D. Pra isso vamos seguir essa linha de produção genérica que eu fiz.
Uma coisa que é importante dizer é que isso não é uma regra nem nada parecido mas sim uma ideia superficial de como funciona cada etapa para matar a curiosidade. Estúdios e empresas diferentes têm suas próprias necessidades, por isso essa linha de produção básica pode não servir dependendo do tamanho da equipe, prazo, formato da animação etc. Cada vez que um novo post sair eu vou colocar um link novo aqui que vai te levar direto para o tema que você escolher.
Pré-produção
Essa é a primeira etapa pela qual passamos pra criar uma animação. Pré-produção é um nome bonito para “planejamento” pois esse é o propósito dessa etapa. Características como história, personagens, cenários, lição de moral e outros fatores são definidos nessa etapa que, por isso, é extremamente importante. Uma pré-produção bem feita pode economizar muito tempo e recursos no futuro, mas em compensação, uma mal-feita pode ser até catastrófico dependendo dos prazos e recursos disponíveis.

Concept art (Arte conceitual)
É a parte do processo onde são planejados mais detalhadamente os personagens, cenários, monstros ou qualquer outro elemento que irá aparecer da animação. É um “planejamento visual” desses elementos. Geralmente são desenhos feitos tanto em papel quanto no computador para dar referências aos artistas das etapas seguintes.

Modelagem 3D
Nessa etapa os artistas 3D entram em cena para criar os objetos da animação que foram planejados na etapa anterior. Aqui são criados os modelos 3D dos personagens, animais, carros etc. Essa parte é mais técnica porque os modelos criados aqui vão ser usados por todas as etapas seguintes, então eles devem ser feitos de uma forma que facilite o trabalho do resto da linha de produção.

Texturização
Aqui os objetos vão receber suas texturas e cores. A etapa de texturização tem um papel muito importante porque ela também define o estilo da animação. Se for uma animação realista é ainda mais importante, porque o objeto deve reagir corretamente à iluminação e sem um material bem feito isso é impossível.

Rigging
Essa é uma das etapas mais técnicas (menos artísticas) de toda a produção. Rigging é o processo colocar um “esqueleto virtual”, ou Rig, nos objetos . Sem essa etapa os personagens são apenas estátuas imóveis e, assim, impossíveis de serem animados.

Animação
Finalmente chegamos na etapa que mais interessa as pessoas: animação. Nessa etapa o animador move o “Rig” de algum personagem de forma que passe para os espectadores a idéia, personalidade ou ação deste personagem.

Iluminação
Pra que os objetos sejam fiéis ao mundo real é preciso que a iluminação da cena também seja fiel. Então são usadas fontes de luz virtuais na cena, e o responsável configura parâmetros como a cor e intensidade dessas fontes. Essa etapa é muito importante pois se não tiver um bom balanço entre luz e sombra tudo vai parecer plano e sem forma.

Renderização
Aqui é onde tudo o que foi feito anteriormente se junta gerando uma imagem ou vídeo final. A etapa de renderização gera a imagem a partir de uma câmera virtual, capturando os objetos com seus materiais corretos e com a iluminação da cena no lugar.

Pós-produção
Etapa final do processo, onde são aplicados efeitos especiais, feita a edição de vídeo etc. Atividades comuns nessa etapa são: Correção de cor, Color grading, adição de efeitos sonoros etc.

Então é isso gente! Com essa introdução já dá pra ter uma noção muito superficial da linha de produção. Até a próxima! 🙂